quarta-feira, 21 de maio de 2014

O FANTASMINHA TRAVESSO

O FANTASMINHA  TRAVESSO
Numa noite muito escura, apareceu o fantasma!!!
Coberto com um lençol muito branco, assustador,
com dois buracos nos olhos
o fantasma travesso saltou,
fazendo  buuuuuuuuuuuuu,
sobre os ombros assustados
do papai e da mamãe,
que voltavam do cinema.
O susto não foi muito, muito grande não.
Mas com o fantasma no colo,
o papai perguntou:
__Você não tem medo do escuro?
E o menino respondeu:
__Claro que não! O fantasma sou eu!
Ziraldo.O Menino Maluquinho,Melhoramentos,SP.1981

Menino maluquinho


 O Menino Maluquinho

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Era uma vez um menino maluquinho



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Ele tinha o olho maior que a barriga

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tinha fogo no rabo

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tinha vento nos pés

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umas pernas enormes
(que davam para abraçar o mundo)

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e macaquinhos no sótão
(embora nem soubesse o que
significava macaquinhos no sótão).

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Ele era um menino impossível!

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A melhor coisa do mundo
na casa do menino maluquinho
era quando ele voltava da escola
A pasta e os livros
chegavam sempre primeiro
voando na frente

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Um dia no fim de ano
o menino maluquinho
chegou em casa com uma bomba:

"Mamãe, tou aí com uma bomba!"

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"Meu neto é um subversivo!"
gritou o avô.

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"Ele vai matar o gato!"
gritou a avó.


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"Tira esse negócio daí!"
falou - de novo - a babá.


Mas aí o menino explicou:
"A bomba já explodiu, gente.
Lá no colégio."
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"Esse menino é maluquinho!"
falou o pai, aliviado."
E foi conferir o boletim


Esse susto não era nada
tinha outros que ele pregava.
Às vezes
sem qualquer ordem
do papai e da mamãe
se trancava lá no quarto
e estudava e estudava
e voltava do colégio
com as provas terminadas
tinha dez no boletim
que não acabava mais
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E ele dizia aos pais
cheio de
contentamento:
"Só tem um zerinho aí.
Num tal de
comportamento!"


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A pipa que
o menino maluquinho soltava
era a mais maluca de todas
rabeava lá no céu
rodopiava adoidado
caía de ponta cabeça
dava tranco e cabeçada
e sua linha cortava
mais que o afiado cerol.

E a pipa
quem fazia
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.
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Era preciso ver
o menino maluquinho
na casa da vovó!
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Ele deitava
e rolava
pintava e bordava
e se empanturrava
de bolo e cocada
E ria
com a boca cheia
e dormia
cansado
no colo da vovó
suspirando de
alegria
E a vovó dizia:
"Esse meu neto
é tão maluquinho"
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O menino maluquinho
tinha
dez namoradas!
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Ele era
um namorado
formidável
que desenhava
corações
nos troncos
das árvores
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e fazia versinhos

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e fazia canções.

E se escalavrava
nos paralelepípedos
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e rasgava os fundilhos
no arame da cerca
e tinha tanto esparadrapo
nas canelas
e nos cotovelos
e tanta bandagem
na volta das férias
que todo ano ganhava
dos colegas
no colégio
o apelido de Múmia
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E chorava escondido
se tinha tristezas
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O menino maluquinho
tinha lá os seus segredos
e nunca ninguém sabia
os segredos que ele tinha
(pois segredo é justo assim).
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Tinha uns mais segredáveis
E outros
que eram
menos.
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O menino maluquinho
jogava futebol.
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E toda a turma
ficava esperando
ele chegar
pra começar o jogo.
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É que o time
era cheio de craques
e ninguém queria
ficar no gol.
Só o menino maluquinho
que dizia sempre:
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"Deixa comigo!"

E ia rindo pro gol
para o jogo começar.
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E o menino maluquinho
voava na bola
e caía de lado
e caía de frente

e caía de pernas pro ar
e caía de bunda no chão


E a torcida ria
e gostava de ver
a alegria daquele goleiro.
E todos diziam:
"Que goleiro maluquinho!"
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E aí, o tempo passou.
E, como todo mundo,
o menino maluquinho cresceu.
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Cresceu
e virou um cara legal!
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Aliás,
virou o cara mais legal
do mundo!

Mas, um cara legal, mesmo!
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E foi aí que
todo mundo descobriu
que ele
não tinha sido
um
menino
maluquinho
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ele tinha sido era um menino feliz
 
MONTAR O LIVRO COM OS ALUNOS E PEDI PARA ILUSTRAR , COLOCAR EM EXPOSIÇÃO PARA QUE OS MESMOS COMPARE AS ILUSTRAÇOES .





biografia ziraldo


Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
Desenho do Saci Pererê por ZiraldoZiraldo explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.
Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, video-game, Internet e cinema. Uma sequência do filme deve ser lançada em breve!

Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ilustrou o primeiro livro infantil

direitos e deveres do aluno


DIREITOS DO ALUNO:
·        Pedir orientação a professores, diretores e funcionários;
·        Receber orientação;
·        Utilizar corretamente as dependências da Escola;
·        Saber o seu rendimento escolar por boletim ou edital;
·        Manter amizade com professores, colegas e funcionários;
·        Se tratado com dignidade e respeito (justiça e igualdade – sem discriminação);
·        Participar das aulas;
·        Dialogar e solicitar explicação do professor nas horas de dificuldade;
·        Ser Avaliado com justiça;
·        Ser avaliado continuamente (com avaliações diversificadas)
·        Participar das atividades promovidas pela escola (jogos, gincanas, festividades...);
DEVERES DO ALUNO
·        Cumprir as determinações dos professores e funcionários e ser pontual;
·        Participar de todas as atividades programadas;
·        Cooperar com a limpeza e higiene do estabelecimento escolar;
·        Assistir as aulas vestido adequadamente (de forma apresentável, com higiene pessoal);
·        Ter bom relacionamento com colegas, professores e funcionários;
·        Cuidar do material escolar: (livros didáticos, livros da biblioteca, cartazes expostos...)
·        Esperar a professora dentro da sala no inicio da aula;
·        Entregar documentos exigidos pela escola, dentro do prazo estipulado ;
·        Fazer avaliação que perdeu (por justa causa);
·        Entregar trabalhos no dia marcado pelo professor;
·        Reparar danos materiais;
·        Pedir licença antes de falar e aguardar sua vez ;
·        Saber pedir desculpas;
·        Falar com tom de voz adequado;
·        Saber perder;
·        Ser responsável;Ser educado e bom para todos;
·        Demonstrar interesse por aprender;
·        Fazer os trabalhos  com capricho (letra, asseio, nome, série, curso, turma ...)e em folha adequada;
·        Aproveitar as oportunidades de melhorar seu conhecimento;
·        Se possível avisar previamente quando vai faltar, justificando-se


PROIBIÇÕES

  • Sair da Escola durante o horário de aula. (Apenas com autorização dos pais ou responsáveis, mediante aprovação da direção e/ou supervisão);
  • Sair da sala sem autorização da professora;
  • Apresentar-se sem o uniforme escolar sem uma justificativa convincente;
  • Ficar em local não permitido ao aluno;
  • Ficar nas portas de outras salas durante o horário de  recreio;
  • Cometer injúrias e calúnias contra colegas, professores e funcionários;
  • Praticar atos de violência,dizer palavrão,fazer ameaças;
  • Formar grupos e promover algazarras nos corredores, pátios e mediações da Escola;
  • Trazer para a escola materiais estranhos: estilete, gilette, canivete, objetos pontiagudos, explosivos..
  • Rasurar , danificar ou sujar  carteiras, paredes, livros, revistas ;

a ovelha negra

Escola Municipal João Alves Pereira 4º ano _____/______/_____

Leia com muita atenção A fábula da ovelha negra e responda as atividades que seguem.

Era uma vez, uma ovelha negra que se cansou de ser a ovelha negra da família e de ouvir as outras ovelhas rirem de sua cor. Então, ela se pintou de branco e se misturou com suas irmãs. Pensando em enganá-las com seu novo aspecto, ela disse-lhes que havia dormido negra e acordado branca. Tudo parecia ter funcionado muito bem, pois a outras ovelhas estavam aceitando-a e compartilhando suas horas com ela.
Um dia, elas estavam tranqüilas comendo pasto, quando se ouviu um trovão muito forte e uma tempestade caiu sobre o lugar. Com a chuva a ovelha se despintou e voltou a ser negra. As demais, ao ver as gotas brancas de pintura respaldando sobre a lama negra, começaram todas  a rir outra vez.
Nesse momento veio a velha ovelha negra.
- Vovozinha! Vovozinha! Diziam as ovelhas saltando como cangurus.
- Olá ovelhinhas! Onde está a negrinha, a mais alegre das netinhas?
- Pintei-me de branco, vovó! Porque quero ser igual as demais e olhe o que a chuva fez comigo! E o pior é que todas minhas irmãs riram de mim.
- Minha netinha, nós somos como as nuvens do céu. Se as nuvens fossem todas brancas, não haveria tempestades, nunca choveria e o pasto não cresceria e nós morreríamos de fome.
Além disso, não importa a cor que temos, mas sim, a nossa utilidade e bondade.
Aos saltos e entre risadas, a avó com todas suas netinhas (as brancas e as negras), começaram a dançar cantando essa canção:
Ovelhas negras somos
Como nuvens de tempestade
Quando duas delas se juntam
Do céu caem gotas de bondade!





Depois de ler e comentar com seus amigos a fábula,
responda as perguntas.

1) A ovelha negra estava cansada de que?
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2) O que ela fez para solucionar seu problema?
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3) Segundo a avó, com que são comparadas a ovelhas negras?
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4) O que aconteceria se as nuvens não existissem?
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5) De que cor ficou a ovelha depois da chuva?
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6) O que disse a avó sobre cor? Conteste e  marque um x no parêntese  que corresponda:

( ) Não importa a cor. ( )É melhor ser branca. ( )É melhor ser útil e bondosa.
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7) O que você diria à ovelha negra, para ela dão se entristecer?
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8) Qual foi a moral que a fábula nos deixou? Marque a opção com um X.
 (  )Nos dias de chuva não devemos molhar-nos.
(  ) Quando você ver uma ovelha, abra o guarda-chuvas.
(  ) Temos que aceitar as pessoas como elas são.
(  ) As avós são boas conselheiras.
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9) E você já pensou em mudar algo que não goste em você? Justifique sua resposta.



terça-feira, 20 de maio de 2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014